A Qualidade e o Valor de uma Esmeralda Dependem da Combinação de Alguns Critérios

O que define a qualidade e valor de uma esmeralda?

 0  6099
A Qualidade e o Valor de uma Esmeralda Dependem da Combinação de Alguns Critérios
Qualidade e Valor de uma Esmeralda

Quilates

O peso de uma esmeralda lapidada é medido em quilates. 5 quilates = 1 grama. Sendo todos os outros critérios iguais, quanto maior o peso do quilate, mais rara a esmeralda e, portanto, maior o seu valor. É ilustrada abaixo a aparência aproximada de uma esmeralda em forma de octógono bem cortada para um determinado peso em quilates.

 

Lapidação

FORMA E CORTE

Para otimizar a rugosidade natural, as esmeraldas são cortadas e lapidadas em uma ampla variedade de formas, como as ilustradas abaixo.

PERFIL

Corte refere-se à precisão dos ângulos, proporções, simetria e polimento da esmeralda. Isso afeta muito a maneira como a luz viaja dentro da esmeralda e como ela sai na forma de brilho.

 

A Cor

A cor é uma questão de preferência pessoal. As esmeraldas variam de cor dependendo principalmente do seu teor de cromo e vanádio. Portanto, esmeraldas de diferentes países e minas têm cores predominantes diferentes. As esmeraldas variam de tons azulados e amarelados a marrons. Porém, uma cor natural sempre terá um valor maior que uma cor equivalente obtida por qualquer outro processo.

Principais países onde são extraídas esmeraldas: Afeganistão, Brasil, Colômbia, Índia, Madagascar, Nigéria, Paquistão, Rússia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

 

Clareza

Inclusões

A clareza de uma esmeralda é determinada pelo número, tamanho e localização das inclusões presentes na pedra. Eles refletem seus aspectos geológicos fascinantes. Também interna e externamente, pode haver a presença de fissuras, fraturas e cavidades que afetam clareza.

 

Transparência

Transparência refere-se à capacidade de uma esmeralda de transmitir luz. É afetado pela quantidade ou ausência de opacidade e brilho presentes na pedra.

Na figura acima temos respectivamente na ordem as característias Transparente - Translúcido - Opaca

 

Modificação

UMA ESMERALDA NÃO PROCESSADA NATURAL É MUITO RARA; TEM UM VALOR INTRÍNSECO MAIOR DO QUE UM QUE SUBJEU QUALQUER UM DOS SEGUINTES PRINCIPAIS PROCESSOS:

MODIFICAÇÃO DE CLARIDADE: Além de cortar e polir, as esmeraldas são comumente modificadas para melhorar sua cor e clareza.

ENCHIMENTO DE FISSURAS: Fissuras, fraturas amplas e cavidades podem ser preenchidas com óleo incolor e / ou quase incolor, resinas ou outros agentes para melhorar significativamente a clareza.

TINGIDO: Berilo / Emeraldas podem sofrer uma modificação substancial da cor através do preenchimento de fissuras e fraturas com agentes coloridos. É necessário que os clientes sejam informados sobre essas modificações. Peça uma confirmação por escrito.

Valor de uma pedra preciosa

Além das informações na frente, o valor de uma pedra preciosa também é definido pela combinação de relativa beleza, raridade e durabilidade. Pedras sintéticas e de imitação podem ser produzidas em plantas industriais em qualquer quantidade e, portanto, não são raras e não são consideradas preciosas. Como resultado, eles custam muito menos do que suas contrapartes naturais de características iguais.