Guia de Compra de Esmeralda - 10 Principais Perguntas

Há muitas perguntas que precisam ser respondidas antes de você investir em uma esmeralda.

 0  1825
Guia de Compra de Esmeralda - 10 Principais Perguntas

Como você começa com uma compra de esmeralda?
Que perguntas você deve fazer ao vendedor de esmeraldas antes de fazer sua compra?
Como você pode confiar no lugar em que está comprando as joias de esmeralda ou esmeralda?

Neste formato de artigo de perguntas e respostas, responderei às 10 principais perguntas mais importantes relacionadas às esmeraldas. Sempre que possível, citei referências relevantes para que você possa ter certeza de que essas informações são legítimas e de seu interesse.
Meu objetivo é fornecer a quantidade certa de informações. Agora prepare-se para se tornar um comprador confiante que sabe fazer as perguntas certas sobre a compra de esmeraldas.

Qual é o fator nº 1 que afeta a qualidade da esmeralda?

Existem vários fatores analíticos e subjetivos que afetam a qualidade da esmeralda. Fatores analíticos incluem cor, clareza, quilate (peso), forma, origem e textura.

Fatores subjetivos incluem a beleza inerente da própria pedra, cor elementar, fascínio e charme. É claro que as qualidades subjetivas são mais difíceis de quantificar e, portanto, são subjetivas. Mas se eu fosse escolher um fator-chave que afeta a qualidade da esmeralda, seria a cor . As esmeraldas têm uma cor verde distinta ou verde muito levemente azulada.

Outras pedras verdes, como safira verde, granada verde e turmalinas, são muito escuras ou têm um tom amarelado.

Os três elementos da cor das pedras preciosas são:

Matiz: a cor básica da pedra

Tom: a claridade ou escuridão

Saturação: a força ou intensidade da tonalidade

A esmeralda tem uma tonalidade verde ou verde muito levemente azulada. Como as esmeraldas são pedras mais claras, você não quer que o tom fique muito escuro. Tom médio a médio-escuro é o preferido.

Saturação é a intensidade da cor. A saturação varia de vívido a acinzentado ou acastanhado. Tons frios, como azul ou verde, tornam-se acinzentados à medida que sua saturação diminui. Tons mais quentes, como vermelho e laranja, tornam-se acastanhados à medida que sua saturação diminui.  

A cor esmeralda está localizada entre o tom frio e quente. Isso significa que eles podem ter saturação acinzentada ou acastanhada. Para resumir, selecione uma cor esmeralda que tenha tonalidade verde ou verde muito levemente azulada, tom médio a médio escuro e próximo à saturação vívida.

Que tamanho de esmeralda devo escolher?

Antes de prosseguirmos com a resposta a esta pergunta, quero esclarecer que “tamanho” se refere ao peso da esmeralda no contexto desta pergunta. 
Abordaremos “forma” na próxima pergunta.

Esta é uma pergunta importante, especialmente quando você está tentando combinar o tamanho de sua esmeralda com outras pedras preciosas, como diamantes, safiras ou rubis.

Assim como os diamantes, as esmeraldas são pesadas em quilates. Um quilate é um quinto de um grama.

Primeiro, precisamos fazer um pequeno desvio para entender o conceito de gravidade específica. A gravidade específica (SG) é definida como a razão entre o peso de um material e o peso de um volume igual de água.

Esmeralda tem SG de 2,67. Em comparação, os diamantes têm SG de 3,52 e o rubi e a safira têm SG de 4,0.

O que isto significa?

Simplificando, esmeraldas são menos densas que diamantes, rubis e safiras. Portanto, uma esmeralda de um quilate será maior que um diamante de um quilate. Se você está tentando obter uma aparência de diamante de um quilate com sua esmeralda, escolha uma esmeralda de 0,75 ou 0,80 quilates.

Como decido o formato da esmeralda?

Para que você decida sobre a forma da esmeralda, é necessário entender como as esmeraldas são encontradas na natureza.

As esmeraldas brutas (sem cortes) são encontradas principalmente como cilindros hexagonais. O objetivo de qualquer cortador ou revendedor de esmeraldas é minimizar o desperdício e cortar a pedra preciosa da maneira mais eficiente possível.

Um processo de corte eficiente significa que a maioria das formas de esmeralda são retangulares ou quadradas.

Se procura outras formas de esmeralda como redonda, pera, coração, marquise e oval, é possível encontrar tal pedra. Com todos os outros fatores, como cor, quilate e clareza sendo iguais, as esmeraldas de corte sofisticado podem custar mais do que as formas retangulares ou quadradas padrão.

Outra consideração importante para sua esmeralda é o design da joia. Por exemplo, esmeraldas retangulares longas podem ser uma ótima opção para colar ou brinco, mas não seriam a escolha ideal para um anel.

A menos que você deseje uma forma esmeralda específica, minha recomendação é focar na cor esmeralda (veja a pergunta nº 1) e escolher um tamanho e forma de esmeralda que seja adequado para suas joias. 

É uma má ideia comprar uma esmeralda tratada?

A resposta curta é “não, as esmeraldas geralmente são aprimoradas por sua clareza, mas não por sua cor”.

A forma hexagonal da esmeralda áspera exige a necessidade de facetas retangulares longas. Portanto, mais inclusões e fissuras são reveladas em comparação com outras pedras preciosas. Além disso, o cromo que dá às esmeraldas sua bela cor verde também torna a esmeralda quebradiça, resultando em fissuras.

Agora que você entende que a maioria das esmeraldas tem fissuras e inclusões e requer aprimoramentos de clareza, você vai querer saber como as fissuras ou inclusões são tratadas.

Para melhorar a clareza, as fissuras são preenchidas com um líquido, por meio de um processo conhecido como “lubrificação”. O tipo de líquido utilizado não deve ser sua principal preocupação, pois este é um processo bem estabelecido. Em vez disso, concentre-se no número de fissuras superficiais e tome sua decisão.

O aprimoramento de clareza é menos aplicável para esmeraldas ovais ou redondas, pois possuem facetas triangulares. As facetas triangulares ocultam as inclusões, removendo ou reduzindo a necessidade de aprimoramentos de clareza.

Para resumir, o tratamento de clareza nas esmeraldas é muito comum, dada a composição estrutural das esmeraldas. Dada a cor verde natural das esmeraldas, sua cor não requer aprimoramentos ou tratamentos.

As esmeraldas lascam facilmente porque são uma pedra preciosa “suave”?

Você pode ouvir que as esmeraldas são mais macias, menos duráveis ​​ou riscam facilmente.

Não acho isso verdade.

Todas as pedras preciosas (incluindo diamantes) podem lascar ou arranhar se caírem ou baterem contra uma superfície dura.

Se sua esmeralda vai ou não lascar ou arranhar depende de como você cuida de sua joia de esmeralda, presença ou ausência de fissuras ou inclusões na esmeralda e sua compreensão da escala de dureza de Mohs .

A Escala de Mohs é uma forma de comparar a resistência a riscos de gemas e minerais em relação uns aos outros. Por exemplo, você pode riscar uma esmeralda (Moh 7,5) com um diamante (Moh 10), mas não com quartzo (Moh 7). Assim, materiais com maior número de Moh podem riscar materiais com menor número de Moh.

Se a sua esmeralda tiver fissuras na superfície ou inclusões que possam enfraquecer a pedra, é mais provável que sua esmeralda lasque. A maioria das esmeraldas terá inclusões e, em muitos casos, as inclusões podem deixar a esmeralda muito bonita. No entanto, você deve evitar comprar esmeraldas com fissuras na superfície.

Joias de esmeralda são consideradas joias finas. Com isso dito, você deve ter cuidado com a forma como cuida de suas joias de esmeralda. Não use esmeraldas ao lavar a louça ou tomar banho, pois o sabão afetará o brilho da sua pedra preciosa. Você também não deve limpar joias de esmeralda com acetona, limpadores ultrassônicos ou limpadores a vapor.

Como saber se minha esmeralda é real?

Antes de comprar uma esmeralda ou uma joia de esmeralda, passe algum tempo lendo sobre esmeraldas. Organizações sem fins lucrativos, como o Gemological Institute of America (GIA), fornecem informações úteis e importantes sobre esmeraldas .

Depois de obter alguma educação básica, você terá mais confiança em sua decisão de compra.

Em seguida, você precisa se conectar com joalheiros ou revendedores de pedras preciosas. Se você está tentando comprar uma bela peça de joalheria de esmeralda, pare de perder tempo tentando comprar esmeralda e depois trabalhar com joias para montá-la em um anel.

Considere obter toda a peça de joalheria de uma empresa. É mais provável que você receba um ótimo atendimento ao cliente e valor pelo seu dinheiro.

Ao entrar em contato com joalheiros ou revendedores de pedras preciosas, faça algumas ou todas estas perguntas:

Como eu sei que esta esmeralda é real?

Qual é a sua política de devolução?

Existe uma taxa de reabastecimento?

Sua empresa está registrada?

Você é afiliado a alguma associação do setor, como a American Gem Society ?

De onde você obtém suas esmeraldas?

Suas esmeraldas são tratadas?

Dependendo de como o vendedor responde às suas perguntas, você pode decidir se confia ou não nele.

A confiança é o fator número 1 quando se trata de comprar joias de esmeralda ou qualquer joia. Você quer lidar apenas com pessoas em quem confia. Se você não confia na pessoa, não faça negócios com a empresa dela.

Você também pode observar sinais externos, como o site da empresa, avaliações on-line e as pessoas por trás da empresa.

Os certificados de laboratório ou classificação de pedras preciosas são úteis, mas não necessários. Lembre-se, o custo do certificado de laboratório está sendo repassado para você como consumidor. Em alguns casos, os certificados de laboratório de pedras preciosas podem custar mais do que a própria gema.

É melhor obter um recibo de compra detalhado que liste as características da esmeralda, como uma descrição da esmeralda, seja uma pedra semipreciosa (sintética) ou natural (real) e divulgações de aprimoramento.

Se uma empresa lhe fornecer um recibo oficial, ela será responsável se o que estiver declarado no recibo não for verdade. Assim, uma empresa honesta evitará colocar algo por escrito que seja falso.

Minha recomendação é que você fale com pelo menos 3-5 empresas antes de fazer sua compra.

É seguro comprar esmeraldas ou joias de esmeralda online?

Sim, é seguro comprar esmeraldas ou joias de esmeralda online. Na verdade, muitas pessoas fazem compras online se estiverem procurando por um design específico de joias ou esmeralda.

Vivemos em uma era em que mais e mais pessoas estão fazendo compras online e joias não são exceção.

A principal coisa a notar é que você entende claramente os termos e condições da venda. Abaixo estão algumas perguntas que você precisa fazer antes de comprar online.

Você pode fazer uma devolução?

É necessário um número de autorização de devolução para fazer a devolução?
Existe uma taxa de reabastecimento? Pode haver uma taxa razoável de reabastecimento pelo tempo e esforço que a empresa dedica ao fornecimento da esmeralda para você.
O vendedor deixará uma crítica ruim para você se você decidir devolver? Isso se aplica principalmente a mercados online, como o eBay.
A empresa online é uma empresa registrada em seu estado ou país?
Existem avaliações online no site da empresa de outros clientes? Você pode encontrar algum comentário do Google sobre a empresa?
É fácil entender quais joias de esmeralda ou esmeralda estarão recebendo e quando? O site deve indicar claramente a qualidade da esmeralda, como quilate, cor e clareza.
Agora leve todas essas informações em consideração antes de tomar sua decisão de compra.

Muitas empresas de cartão de crédito também garantem suas compras. Se você não estiver satisfeito com sua compra, mas cumprir os termos e condições da venda, entre em contato com a operadora do cartão de crédito para contestar a cobrança com o vendedor em seu nome.

Quanto custa uma esmeralda?

O preço de uma esmeralda depende principalmente de uma combinação de fatores quantitativos e qualitativos.

Ambos os fatores são igualmente importantes. Você não pode simplesmente se concentrar em “especificações” quantitativas e ignorar a admiração e a admiração que se experimenta ao ver uma bela esmeralda.

Os três principais fatores quantitativos que afetam o preço da esmeralda.

Cor esmeralda devido à reflexão interna da luz. É muito importante ter uma gema com uma cor verde esmeralda vibrante
O tamanho da pedra, ou seja, o peso em quilates. Quanto maior a esmeralda, mais cara ela fica
Clareza, especificamente o número de fissuras superficiais. Não é incomum que uma esmeralda tenha um aprimoramento de clareza. No entanto, um número maior de fissuras superficiais provavelmente reduzirá o preço da pedra com todos os outros fatores sendo iguais
As esmeraldas lapidadas podem custar mais de US $ 1.000 por quilate. É possível gastar tanto dinheiro quanto você pode pagar quando considera uma esmeralda com a cor verde perfeita, clareza superior e grande peso em quilates.

Além disso, ao comprar esmeraldas como parte de uma joia, concentre-se no valor geral que você obtém com sua compra. O preço é apenas um fator da equação.

Eu sempre recomendo que as pessoas comprem joias de esmeralda ou esmeralda de uma empresa que possa fornecer uma peça de qualidade ao seu gosto, garantia de 100% de satisfação, devoluções fáceis com taxas mínimas de reabastecimento e uma peça bem projetada.

É fácil ficar preso na tentativa de obter o “melhor negócio” e comprometer a clareza, cor, forma ou design de joias da esmeralda. Estes são fatores muito importantes e únicos que você nunca deve perder de vista.

Se você vai gastar o dinheiro, pode gastá-lo em algo que você vai amar e valorizar.

Quais países são a principal fonte de esmeralda?

De acordo com o último relatório do United States Geological Survey , Brasil, Colômbia e Zâmbia são os três maiores produtores de esmeralda.

O Brasil faz um ótimo trabalho ao disponibilizar tamanhos padrão de esmeraldas a preços acessíveis.

As esmeraldas da Colômbia são extremamente valiosas por causa de sua cor, especialmente as esmeraldas com mais de um quilate de peso.

A Zâmbia é outra fonte de esmeraldas. Em comparação com as esmeraldas colombianas, as esmeraldas da Zâmbia têm uma porcentagem ligeiramente alta de cromo, magnésio, vanádio, ferro e sódio. Estas são mais transparentes, mais leves e maiores em comparação com esmeraldas de outros países.  

Paquistão, Afeganistão, Rússia e Carolina do Norte nos Estados Unidos também são fontes de esmeraldas.

Devo comprar uma esmeralda certificada?

Como comprador, você deseja garantir que as joias de esmeralda ou esmeralda que você comprou sejam autênticas.

Você vai esmeraldas que vem com um certificado. Mas antes de comprar a ideia de ter um certificado, você precisa entender os tipos de certificados, a finalidade e os custos associados.

Os certificados de pedras preciosas se enquadram em uma das três categorias a seguir:

Um Certificado de Autenticidade gerado e emitido pelo vendedor, marca de joias ou joalheria.
Um certificado de autenticidade emitido por um laboratório privado com fins lucrativos que não seja afiliado ao vendedor, marca de joias ou joalheria.
Um relatório de classificação de pedras preciosas emitido por um laboratório independente sem fins lucrativos, como o  Gemological Institute of America.
Se você optar por uma pedra preciosa graduada, eu recomendaria a opção 3, uma esmeralda certificada por um laboratório independente sem fins lucrativos. No entanto, existem algumas limitações e custos associados a esse relatório.

Há uma taxa de relatório de classificação adicional a partir de $ 150+ por esmeralda. O custo aumenta com o peso em quilates da esmeralda. Apenas esmeraldas perdidas são classificadas. Esmeraldas colocadas em joias não podem ser classificadas de forma abrangente.

O certificado de autenticidade emitido pelo vendedor, marca de joias, joalheria ou laboratório com fins lucrativos pode ser tendencioso ou não ter padrões de classificação rigorosos.

Os certificados são limitados na quantidade de informações. Os certificados incluem informações como cor esmeralda, grau de realce, peso da esmeralda e se a pedra preciosa foi tratada. Esta informação pode ser de pouco ou nenhum valor para você.

Por exemplo, se você estiver interessado em garantir sua compra de esmeraldas ou joias, você precisa de um relatório de avaliação e o certificado de pedras preciosas ou relatório de classificação não terá nenhum valor para você.

A escolha de obter um relatório ou certificado de classificação esmeralda é uma escolha pessoal. Se tal relatório for de valor para você, você deve solicitar um ao vendedor.