Relatórios de Laboratórios de Gemas para Esmeraldas

Informações sobre os relatórios gerados pelos laboratórios a respeitos das esmeraldas.

 0  628
Relatórios de Laboratórios de Gemas para Esmeraldas

Ao olhar para esmeraldas que custam alguns milhares de dólares ou mais (às vezes muito, muito mais), sempre há relatórios disponíveis para revisão. Se não houver relatórios de laboratório, o comprador pode solicitar um antes da compra da esmeralda e o revendedor geralmente cobre o custo (para esmeraldas abaixo de US $ 1.000, o comprador provavelmente pagará uma taxa adicional).

Os relatórios de laboratório também listam informações de contato para verificação dos relatórios que geram. Isso certifica a autenticidade dessas gemas em particular para o benefício dos fornecedores e dos consumidores.

Para consistência de classificação, a maioria dos laboratórios segue práticas semelhantes para garantir a precisão e evitar conflitos de interesse. Como tudo isso é executado varia de laboratório para laboratório, incluindo certos detalhes do que está escrito nos relatórios.

Quando uma esmeralda é rara e bonita o suficiente para ser leiloada, eles costumam ter vários relatórios de laboratório. Isso não indica que um laboratório é melhor que outro, mas funciona como uma segunda opinião gemológica separada para garantir a autenticidade.

Problemas comuns

Definição de cor limitada – Os relatórios da maioria desses laboratórios fornecem apenas a “matiz” de uma pedra preciosa. Enquanto isso, a cor é composta de três partes: matiz, tom e saturação. Matiz é a cor básica, enquanto as outras dimensões de tom e saturação são ignorados. Isso não é porque eles não entendem a importância das outras dimensões de cores.

Com base em meu próprio treinamento em um desses laboratórios (GIA especificamente), eles evitam dar tantos detalhes quanto possível para reduzir sua responsabilidade geral e responsabilidade com qualquer informação listada. Embora a prática somente de matiz beneficie os laboratórios, ela não beneficia a confiança do cliente. Também discordo de como a maioria dos laboratórios não inclui fotos com cores precisas dessas gemas, com algumas melhores sobre isso do que outras.

Equipes pequenas e espetaculares – Laboratórios menores têm apenas alguns gemologistas em vez de uma rede para verificar novamente a consistência da classificação. Isso também torna o tempo de resposta dos relatórios de laboratório muito longo e pode criar longas e grandes listas de espera. Também é um problema para os revendedores ficarem sem pedras por muito tempo, pois os clientes podem pedir para vê-las pessoalmente enquanto estiverem fora e prejudicar a imagem do revendedor. Os gemologistas dessas equipes geralmente são enciclopédias espetaculares e vivas, mas isso pode criar problemas na consistência da classificação.

Aqui está uma lista de alguns dos laboratórios gemológicos mais respeitáveis. Para obter mais detalhes sobre partes dessas respostas, role para baixo abaixo.

Sobre os locais dos laboratórios

Muitos desses laboratórios aparecem nos mesmos locais, como Nova York, na Suíça, e Bangkok, na Tailândia. Isso ocorre porque mais gemas passam por esses locais do que em qualquer outro lugar do mundo, especialmente os mercados históricos da Tailândia. O Sri Lanka pode reivindicar os títulos de "Ilha das Gemas" e ter uma "Cidade das Gemas", mas Bangkok é considerada a "Capital Mundial das Pedras Preciosas". É importante notar que a Tailândia tem problemas com pedras preciosas sendo contrabandeadas ilegalmente para o país e vendidas.