Formação da Esmeralda

Como as esmeraldas são formadas na natureza.

 0  951
Formação da Esmeralda

As esmeraldas se formam de duas maneiras principais, uma é com água superaquecida com a mistura dos elementos necessários sob a pressão correta. A segunda forma se forma com magma. A primeira é como se formam as esmeraldas da Colômbia , país que produz cerca de 90% de todas as esmeraldas de qualidade de gemas do mundo.

A maioria das gemas se forma através do resfriamento de água rica em minerais ou magma. As esmeraldas têm uma etapa extra em que minerais líquidos superaquecidos específicos (alumínio, oxigênio e berílio) precisam entrar em contato com pedras ricas em sílica, como o granito. Parte da razão pela qual as esmeraldas são tão raras é porque elas precisam de dois elementos relativamente raros na crosta terrestre para se formar, berílio e cromo. Os inúmeros requisitos tornam rara a formação de esmeraldas, para não falar da qualidade potencial que sai dos depósitos.

Estrutura de cristal

Todos os cristais se dividem em sete sistemas. Isso caracteriza a estrutura principal das gemas e funciona como uma regra geral de como cada uma se comporta.

Uma das características dos cristais no sistema hexagonal, como as esmeraldas, é que eles são pleocróicos, o que significa que a cor da gema muda com base no ângulo de visão. As esmeraldas normalmente exibem duas cores principais, tornando-a especificamente dicroica. As cores variam do verde ao verde azulado, embora as cores exatas dependam das concentrações de oligoelementos no cristal.

Idealmente, as esmeraldas se formarão como um prisma de 6 lados como hábito de crescimento. Muito raramente as gemas se formam perfeitamente em seu hábito de cristal ideal, e geralmente há algumas anomalias no crescimento.

Olho de gato esmeralda

Às vezes, as esmeraldas mostram características especiais chamadas de fenômenos. Isso não deve ser confundido com esmeraldas trapiche, pois são uma característica de crescimento de algumas esmeraldas, não um efeito especial da luz.

Raramente as esmeraldas terão agulhas suficientes crescendo idealmente para formar um olho de gato, formalmente chamado de chatoyancy. O olho é geralmente difuso e mal definido, e raramente de boa qualidade. Esmeraldas que crescem como trapiche são mais propensas a ter essa característica. Mesmo os irregulares e mal formados que são mais adequados para lapidação do que um espécime. Um par de esmeraldas de olho de gato foram esculpidas em uma esmeralda trapiche mal formada, mas lindamente colorida.